Anônimos Do Jardim Planalto

“Daqui eu só mudo para o cemitério”, afirmou Ailton Pedro da Cunha, 57 anos, morador do Jardim Planalto, localizado na zona leste de Tangará da Serra (MT), a um quilômetro do centro da cidade onde ficam as principais agências bancárias.

Assim como em outros vários bairros da cidade, no Jardim Planalto não é diferente, onde cada morador com sua história dá uma representatividade ao local. O bairro é um lugar tranquilo de se morar, onde a vizinhança é acolhedora e cada morador cuida um da casa do outro em casos de ausência.

Figure 1 – Ailton Pedro da Cunha

Ailton mora no bairro desde 2003 quando a rua ainda era de terra. Eu estava aqui quando a rua ganhou asfalto, era um sonho dos moradores mais antigos”, declarou o morador.

Gosto de morar aqui por ser próximo ao centro e por ser perto de áreas de reserva ambiental, que é mais fresco”, afirmou Ailton. O morador é motorista de van escolar, casado com Eliete Ferreira da Silva Cunha, cabelereira, que possui um salão de beleza na frente da residência. Ele diz que a localização para o trabalho de sua esposa ajuda bastante, devido suas clientes geralmente trabalharem no centro da cidade.

Na mesma rua mora Geraldo Ferreira da Rocha, 51 anos, do lar, casado com dona Maria das Neves Silva, funcionária pública. Geraldo morou muitos anos com sua família em um assentamento localizado a uns 50 km da cidade, onde sobrevivia da agricultura familiar.  Mas sua esposa passou no concurso e vieram para cidade em busca de melhores condições de vida. Como ele não tem estudo, sempre procura trabalho nas fazendas próximo da cidade, mas a aproximadamente dois anos ele não pode trabalhar para fora, pois teve que começar a cuidar da sua irmã que é especial.

Figure 2 – Geraldo Ferreira da Rocha

Um dos pontos que Geraldo afirma gostar mais do bairro é devido sua casa ser ao lado de uma reserva ambiental, onde o mesmo faz questão de manter limpo, retirando qualquer lixo que possam jogar nas imediações. ” Eu cuido porque essa área verde que temos é uma raridade, aqui durante a noite nem precisamos ligar o ventilador e durante o dia as crianças podem brincar tranquilamente embaixo das árvores”, afirmou o morador.

Ainda falando dos benefícios do bairro, os moradores cuidam um da casa do outro quando precisam se ausentar. Aqui todos os moradores são pessoas de bem, um ajuda e cuida da casa do outro, afirmou ele.

O bairro é tranquilo e bem localizado, onde moradores como seu João Darc de Alencar, 50 anos, serralheiro autônomo, pode trabalhar em sua própria residência. João diz que o bairro fica próximo do centro e facilita quando ele precisa sair, já que não pode se ausentar por muito tempo devido os clientes sempre irem procurar seus serviços de serralheiro. Atualmente ele mora com sua filha Julia Vitória Siqueira Alencar, de 5 anos de idade e com seu irmão Gabriel Leite de Alencar,52 anos, que possui sérios problemas de saúde devido já ter sido dependente químico e ter sido abandonado pela família na capital, Cuiabá.  Seu João conta com emoção do dia que encontrou o irmão jogado na rua. ” Eu achei ele jogado no meio de uma árvore, tinham espancado ele, estava cheio de feridas, mas eu não pensei duas vezes, trouxe ele para morar comigo e faço o que posso por ele”,afirmou.

Seu João é mais um brasileiro que tem sonhos. “Eu me preocupo com o momento que vivemos na política, tudo que queremos é que o pequeno seja visto e tenha o direito de melhor condição de vida, pois tudo que eu preciso comprar hoje precisa ser programado certinho para ficar devendo”, declarou.

No mesmo bairro, na rua lateral de seu João, mora Waldemar Galli 70 anos, aposentado, morador do bairro há mais de 20 anos e que ainda trabalha para aumentar a renda da família e também por ser apaixonado pela sua profissão. Waldemar faz concerto de calculadoras e máquinas de datilografia, profissão essa pouco conhecida nos dias atuais, porém essencial ainda para bancos e cartórios. Sempre tenho bastante serviço, inclusive faço concertos de máquinas de clientes do estado de Rondônia. Aqui atendo mais, bancos, cartórios e alguns clientes fiéis da cidade e da região que são apaixonados pelas máquinas assim como eu sou”, disse ele.

O jardim planalto é um bairro com moradores de profissões distintas, porém todos sonhadores. Cada morador desempenha seu trabalho com muito amor e dedicação. O caso do seu Geraldo que faz renúncia do trabalho rotineiro para cuidar da irmã acamada, seu Ailton que transporta as crianças de casa para a escola e da escola para casa enquanto seus pais trabalham, profissão essa de extrema responsabilidade, seu João que faz as grades dos portões das residenciais para trazer segurança e seu Waldemar que tem o dom da habilidade com as mãos em consertar ás máquinas que já foram o único recurso de uma época para redigir documentos. Nos dias atuais ainda são fundamentais a sua utilidade nos bancos e cartórios, onde seu Waldemar tem um papel importante em restaurar a vida dessas peças históricas.

Figure 3 – RESERVA AMBIENTAL / JARDIM PLANALTO

Em tempos de tantos descuidos com o meio ambiente, ver uma área verde, limpa, em um bairro no centro da cidade é uma raridade. Isso faz do Jardim Planalto um referencial dos bairros de Tangará da Serra. Esse referencial é mérito dos moradores que zelam do local onde vivem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *